Benefícios e avanços da adoção de soluções de cidade inteligente nos municípios brasileiros

Arthur Dornelas Alencar | Liliane Campos de Souza Araújo



ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A iluminação pública feita através do LED proporciona ganhos sociais no quesito de utilidade dos espaços públicos devido ao aumento qualitativo da segurança pública, tendo em vista que a claridade é considerada inibidora de riscos. Essa redução gera o aumento da tendência ao turismo na cidade, além de uma melhora crescente no comércio local. Além disso, no quesito sustentabilidade, o LED é muito vantajoso, pois não contém nenhum elemento poluente ou contaminante em sua composição, logo independe de qualquer tratamento para ser descartado adequadamente.

Além do uso do LED, a utilização de relés fotoelétricos, na iluminação pública, acarreta uma enorme economia de energia elétrica e a utilização da telegestão garante melhor controle sobre o bom funcionamento do parque resultando em um menor custo de manutenção e maior eficiência na prestação de serviço.


TELECOMUNICAÇÕES

O investimento hotspots de wi-fi em ambientes públicos garante a democratização do acesso à internet e diminuição da desigualdade de oportunidades. O uso desse meio é de suma importância nos dias atuais, pois é na internet que estão grande parte dos dados. O plano propõe, também, a instalação da infraestrutura de fibra óptica, tecnologia a qual visa otimizar a distribuição e a qualidade dos serviços de conectividade de internet. Por fim, no campo das telecomunicações, o uso de uma infraestrutura de vídeo monitoramento com parceria com a polícia militar, aumenta os aparelhos de combate a ações ilegais.


SANEAMENTO BÁSICO

A garantia do saneamento básico corrobora para a melhoria da saúde e das condições de vida da comunidade devido à diminuição da mortalidade em geral, a redução da incidência de doenças e, consequentemente, a diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares. Vale destacar que esse investimento também impulsiona a preservação dos ativos naturais, tais como o solo e os cursos fluviais.


USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

  • USINA FOTO VOLTÁICA

Esse sistema é uma alternativa tecnológica menos poluente, além de gerar ganhos de capacidade orçamentária através da economia dos gastos com energia elétrica que, de acordo com os dados da Associação Brasileira Energia Solar Fotovoltaica, pode alcançar até 95%.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima que, para cada R$ 1 investido em sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio portes usados para abastecer residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o setor devolve mais de R$ 3 em ganhos elétricos, econômicos, sociais e ambientais aos brasileiros. (ABSOLAR, 2021)

  • USINA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A geração de energia por meio do biogás na decomposição dos resíduos sólidos é uma alternativa ambiental e economicamente viável para a solução do acúmulo de lixo. Além dos ganhos econômicos, sociais e ambientais, as empresas que conseguem diminuir a emissão de GEE obtêm créditos de carbono, podendo vendê-los nos mercados financeiros.


--




4 visualizações0 comentário